Se você navega em nosso blog, já viu o post anterior que ensina a montar uma central de rastreamento, observando o mercado e suas especificidades.
Para que sua central de rastreamento seja bem-sucedida, é preciso também observar alguns aspectos técnicos da área. Por isso mesmo, demos continuidade ao assunto abordando algumas dicas relevantes para o seu negócio!
De modo que você pode usar essas dicas para melhorar as questões técnicas da sua central de rastreamento. Assim, você pode iniciar seu negócio tendo mais conhecimento na área.
Continue lendo e confira todas as dicas que separamos para te auxiliar a montar uma central de rastreamento de sucesso.
Escolher os equipamentos que vai usar
É importante que você escolha os equipamentos da sua empresa preferindo por aqueles que sejam homologados pela Anatel.
Os equipamentos precisam ser de boa qualidade para que ofereçam a performance necessária para a execução do trabalho.
De modo que sua central de rastreamento nunca fique offline por incapacidade do seu equipamento de executar o serviço.
Cada tipo de equipamento atende a um determinado público, por ser capaz de corresponder a uma demanda específica.
Obviamente, quanto mais funções o equipamento apresenta, mais alto é o seu preço de mercado. No entanto, a quantidade de funções é parte importante da escolha de seus equipamentos.
De modo que sua central de rastreamento possa realmente cumprir o que promete e oferecer o melhor sistema para atender seus clientes. Sempre considerando o perfil de clientes que você pretende atender.
A escolha dos equipamentos deve respeitar as normas da Anatel que é a reguladora e homologa esse tipo de item. Contribuindo para que seus equipamentos sejam mais adequados para a função que irão realizar. E assim, possam oferece a performance esperada.
Instalador ou parceiros que instalam o rastreador no carro
Quando você está montando uma central de rastreamento, a reputação de seu negócio é muito importante. Afinal, uma central de rastreamento está envolvida na segurança de um bem de seu cliente.
Por isso mesmo, ao contratar o instalador de rastreadores da sua central ou se associar a algum parceiro, essa escolha precisa ser feita de maneira minuciosa.
Esse profissional de instalação irá mexer na fiação do carro, no fio de corte de combustível, sensores que indicam se a porta está aberta, tanque de combustível e muitas outras áreas importantes do carro.
Por isso, é um profissional que precisa ser muito bem qualificado para que não cometa algum erro durante a instalação.
Um erro durante a instalação pode causar um grande dano ao veículo, sendo responsabilidade da empresa ressarcir o proprietário insatisfeito.
Além do custo, é preciso considerar que o problema com o cliente é um fator que tende a manchar a reputação da sua empresa.
Uma vez que o cliente insatisfeito irá comentar com as pessoas próximas sobre o ocorrido, sendo prejudicial para a imagem da sua central de rastreamento.
Por isso, na hora de fechar qualquer tipo de parceria ou contratação, é muito importante ter responsabilidade. Identificando quem de fato pode ser um colaborador em potencial para os bons resultados de seu negócio.
Contrato com fornecedor de chips de telemetria (M2M)
Outra dica técnica muito importante para montar uma central de rastreamento é com relação ao uso de chips de telemetria.
O ideal é que você escolha uma operadora baseada nas especificidades da região em que sua central será instalada. Ou então, trabalhar com o chip multioperadora.
É importante se atentar também para a franquia de dados mensal por cada chip, se é individual ou compartilhada. Isso define o intervalo mínimo de rastreamento que poderá ser utilizado.
Nesse caos, o ideal é que você utilize um chip com franquia de dados alta, principalmente se o objetivo é compartilhar com diferentes aparelhos. Contribuindo para que você tenha dados suficiente para o trabalho ser bem executado durante o mês inteiro.
M2M é perfeito para o rastreamento
O M2M é utilizado no dia a dia e muitas vezes não percebemos. Existem vários rastreamentos que são interligados por essas tecnologias.
Sabe quando você compra um produto e recebe a confirmação de cada etapa de envio do item? Você está sendo avisado pelo M2M.
Essa tecnologia permite a comunicação automatizada em uma central de rastreamento. Tudo é feito por algoritmos que interpretam as informações e disparam mensagens para os clientes de acordo com o que foi programado.
Por ser um sistema automatizado, existe a enorme vantagem de acarretar na redução de risco de falhas ocorrerem durante o monitoramento que é feito integralmente por pessoas.
Além disso, as mensagens disparadas para os clientes são totalmente programáveis o que torna o processo bem simples. Facilitando o uso no dia a dia.
O ideal é que você considere todas essas vantagens e prefira esse tipo de chip em detrimento do comum. Que em muitos casos é comprado somente por desconhecimento a respeito da tecnologia M2M.
Ocasionando um custo extra que não seria necessário se você conhecesse a opção de chips M2M para seu negócio.
A plataforma da central
Além disso, você também precisa investir na plataforma central para o seu negócio. A plataforma de uma central de rastreamento é muito importante. Porque é seu principal canal de uso no cotidiano para manter todos os rastreamentos sob controle.
Sendo inclusive um aliado na hora de identificar e criar diferentes tipos de planos para adequar as necessidades de seus clientes.
Por isso, você pode contar com a qualidade e segurança da BrTrak que é a plataforma ideal para quem está iniciando um negócio de rastreamento.
Com vários anos de atuação nesse mercado, a BrTrak soma ao seu negócio conhecimento, experiência e qualidade.
Contribuindo positivamente para a forma como seus clientes enxergam a sua empresa e consequentemente, contribui para o crescimento do negócio.
Agora que você já sabe como escolher itens de qualidade e qual é a plataforma ideal para seu negócio nunca ficar fora do ar, está mais preparado para ter uma central de rastreamento de sucesso. Aproveite as dicas para iniciar seu negócio com um bom planejamento.
Adicionar comentário